Apresentação
O livro Canção de ninar brasileira: aproximações, de Silvia De Ambrosis Pinheiro Machado, é resultado da tese de doutorado apresentada, em 2012, ao programa de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Adélia Bezerra de Meneses. As faixas aqui publicadas, as mesmas que estão no CD que acompanha o livro (SP: EDUSP, 2017), foram recolhidas em pesquisa de campo, desde 2005, nos pequenos municípios e nas zonas rurais dos estados de São Paulo, do Paraná e de Minas Gerais e no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Há também faixas com a interpretação, na voz de cantores contemporâneos, de canções de ninar registradas em partituras de coletâneas anteriores. Algumas faixas foram recolhidas após a etapa de pesquisa acadêmica: faixas 6, 20 e 23 (Salvador, BA); faixa 10 (Porto Velho, RO); faixas 11 e 18 (São Paulo, SP) . A única canção autoral é a faixa 8, “Canção de ninar” de Thar (São Luiz do Paraitinga, SP); as demais são da tradição oral, de domínio público. No livro, são analisadas outras canções de compositores da música popular brasileira (Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes e outros) que são indicadas na discografia e nos meios digitais constantes nas notas de rodapé.
Canções de Ninar
Recolhidas em pesquisa de campo e partituras
Faixa 1: “Venham todos”. Domínio Público. Cantoras: Liliana P. Magalhães Pinheiro, Hilda Pereira Magalhães, Firmina Magalhães. Trecho do depoimento das cantoras à pesquisadora. Lagoa do Peixe, Município de Morro da Garça (MG), 27 de janeiro de 2007.
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Faixa 2: “Canção de ninar n°4”. Domínio Público. Cantora: Suzana Salles.
In: CERQUEIRA, Esther Pedreira de. Folclore musicado da Bahia. Coleção Antônio Viana – volume I. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978. p.34. Partitura.
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Faixa 3: “Canção de ninar n°2”. Domínio Público. Cantora: Suzana Salles.
In: CERQUEIRA, Esther Pedreira de. Folclore musicado da Bahia. Coleção Antônio Viana – volume I. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978. p.32. Partitura.
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Faixa 4: “Acalanto” – recolhido por Mário de Andrade em São Paulo. Cantora: Suzana Salles.
In: ALVARENGA, Oneyda. Melodias registradas por meios não mecânicos. São Paulo: Discoteca Publica Municipal, 1946 (Arquivo Folclórico da Discoteca Pública Municipal, v. 1). Coleção Mário de Andrade. p.13. Partitura.
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Faixa 5: “Senhora lavava, José estendia”. Domínio Público. Cantora: Dona Santinha. Trecho do depoimento da cantora à pesquisadora. Praia Panema, Paraty (RJ), 06 de setembro de 2010.
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Faixa 6: “Xô, Pavão”. Domínio Público. Cantora: Lydia Hortélio. Canção de ninar recolhida por Lydia Hortélio, transmitida por Eliete Pereira Condado, (PE). Gravada em Salvador (BA), novembro de 2015.
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Faixa 7: “A kalumendo”. Domínio Público. Cantora: Irmã Ancilla. Canção de ninar da Zâmbia. Trecho do depoimento de Irmã Ancilla à pesquisadora. Mosteiro do Encontro, Mandirituba (PR), abril de 2008.
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Faixa 8: “Canção de ninar”. Thar. Cantor: Thar. Trecho do depoimento de Tarcísio Ferreira à pesquisadora. São Luiz do Paraitinga (SP), junho de 2010.
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Faixa 9: “Murucututu”. Domínio Público. Cantora: Suzana Salles. Versão de Belém (PA), entregue a Mário de Andrade, pelo professor José Domingos Brandão.
In: ALVARENGA, Oneyda. Melodias registradas por meios não mecânicos. São Paulo: Discoteca Publica Municipal, 1946 (Arquivo Folclórico da Discoteca Pública Municipal, v. 1). Coleção Mário de Andrade. p.13. Partitura.
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Faixa 10: “Murucututu”. Domínio Público. Cantora: Dona Dorinha. Versão de Dona Dorinha Franco, recolhida pela pesquisadora, em Porto Velho (RO), novembro de 2012.
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Faixa 11: “No meio da floresta”. Domínio Público. Cantora: Silvia P. Machado. Cantiga das atividades das bandeirantes e fadinhas, lembrada por Silvia De A. P. Machado. São Paulo (SP), maio de 2014.
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Faixa 12: “Dorme neném”. Domínio Público. Cantora: Ana Simoa. Trecho do depoimento de Dona Ana Simoa à pesquisadora. Morro da Garça (MG), janeiro de 2007.
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Faixa 13: “João Marutu”. Domínio Público. Cantora: Suzana Salles. Trecho do depoimento de Dona Zeneide à pesquisadora e à Elizabeth Bjorkström. Saco do Mamanguá (RJ), julho de 2005 e novembro de 2015.
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Faixa 14: “João Curutu”. Domínio Público. Cantora: Suzana Salles.
In: ALMEIDA, Renato. História da música brasileira. 2º edição. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Comp.- Editores,1942. p. 107. Partitura.
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Faixa 15: “Dorme, dorme”. Domínio Público. Cantora: Dona Chiara De Ambrosis P. Machado. Trecho do depoimento de Chiara De A. P. Machado à pesquisadora. Maylasky (SP), em 21 de abril de 2010.
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Faixa 16: “Sapo Jururu”. Domínio Público. Cantora: Suzana Salles.
In: MENEZES, Dinah de Barros; NUNES, Vera Braga. (Tradução e adaptação).
O mundo da criança. Volume 11: Música para criança. Rio de Janeiro: Editora Delta, 1949. p.29. Partitura.
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Faixa 17: “Nenê está nanando”. Domínio Público. Cantora: Dona Terezinha. Trecho do depoimento de Dona Terezinha à pesquisadora. Morro da Garça (MG), janeiro de 2007.
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Faixa 18: “Nana Neném”. Domínio Público. Cantora: Silvia P. Machado. Canção do repertório lembrado pela pesquisadora. São Paulo, maio de 2014.
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Faixa 19: “Dorme menininha”. Domínio Público. Cantora: Dona Ermita. Trecho do depoimento de Dona Ermita à pesquisadora. Morro da Garça (MG), 2007.
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Faixa 20: “Sapo Cururu – Cantiga de ninar”. Domínio Público. Cantora: Lydia Hortélio. Gravada em Salvador (BA), novembro de 2015.
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Faixa 21: “Sapo Cururu”. Cantor: Gabriel Milliet. Variante recolhida por Mário de Andrade em Araraquara.
In: ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 4ª edição. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2006.p.99. Partitura.
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Faixa 22: “Sapo Jururu”. Cantora: Suzana Salles. Variante publicada por Renato de Almeida.
In: ALMEIDA, Renato. História da música brasileira. 2ª edição. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Comp.-Editores, 1942. p.106. Partitura.
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Faixa 23: “O besouro”. Domínio Público. Cantora: Lydia Hortélio. Canção de ninar recolhida por Lydia Hortélio, transmitida por Celina Oliveira em Serrinha (BA). Gravada em Salvador (BA), novembro de 2015.
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Faixa 24: “Carrapatu”. Domínio Público. Cantora: Suzana Salles. Acalanto recolhido por Mário de Andrade em Recife (PE).
In: ANDRADE, Mário de. As melodias do boi e outras peças. Preparação, organização e notas: Oneyda Alvarenga. São Paulo: Livraria Duas Cidades; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1987. pp.205. Partitura.
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Ficha Técnica
CD do livro Canção de ninar brasileira: aproximações
Direção Musical: João Milliet e Gabriel Milliet
Pesquisa: Silvia De Ambrosis Pinheiro Machado
Coleta e captação de áudio:
Silvia De Ambrosis Pinheiro Machado
João Pinheiro Machado Milliet
Gabriel Pinheiro Machado Milliet
Faixa 13: Colaboração de Elizabeth Moraes Bjorkström e Dona Zeneide
Mixagem, Masterização e Editoração Eletrônica: João Milliet
Produção Executiva: Gabriel Milliet
*Faixas 2, 3, 4, 9, 11, 13, 14, 16, 18, 21, 22 e 24: gravadas no estúdio Cada Instante, São Paulo (SP), 2015.
Cantoras e cantores:
Ana Simoa
Irmã Ancilla
Chiara De Ambrosis P. Machado
Dorinha Franco
Ermita Vaz do N. Santos
Gabriel Milliet
Dona Hilda Pereira Magalhães
Liliane P. Magalhães Pinheiro
Lydia Hortélio
Dona Maria Firmina Magalhães
Dona Santinha
Silvia De A. P. Machado
Suzana Salles
Terezinha de Jesus A. C. e Freitas
Thar